IMPOSTO DE RENDA 2017: as despesas médicas dedutíveis

Quem tem de pagar imposto de renda precisa saber sobre as despesas médicas dedutíveis.

Mas cuidado: para fazer jus, o contribuinte tem de optar pelo modelo completo de declaração.

A tabela abaixo descreve as despesas médicas que são dedutíveis. Mas cuidado: tenha todas as notas fiscais ou recibos completos (com os dados dos médicos, clinicas e/ou hospitais)

Tabela de deduções médicas
CONSULTAS médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros
EXAMES LABORATORIAIS E RADIOLÓGICOSNecessária prescrição médica.
DESPESAS HOSPITALARESTodos os tipos de internações, inclusive em UTIs
PARTOSdedução total
APARELHOS ORTOPÉDICOS E DENTÁRIOSPernas e braços mecânicos, cadeiras de rodas, andadores ortopédicos, palmilhas e calçados ortopédicos e qualquer outro aparelho ortopédico destinado à correção de desvio de coluna ou defeitos dos membros ou das articulações.
PRÓTESES ORTOPÉDICAS E DENTÁRIASAparelhos que substituem dentes, como dentaduras, coroas e pontes. A colocação e a manutenção de aparelho dentário também são dedutíveis, mas a colocação do aparelho deve estar incluida na conta emitida pelo profissional de saúde.
PLANOS E SEGUROS DE SAÚDEO gasto dedutível é aquele que efetivamente foi pago pelo contribuinte. Despesas cobertas pelo plano ou seguro e gastos que forem reembolsados não devem, portanto, ser deduzidos. Os planos de saúde têm uma linha específica para a discriminação dos pagamentos na ficha “Pagamentos Efetuados”. No caso de reembolsos parciais, a parcela paga pelo contribuinte entra na coluna “Valor Pago”, e a quantia reembolsada entra na coluna “Parcela não dedutível”.
CIRURGIAS PLÁSTICASPodem ser reparadoras ou não, mas devem ter a finalidade de prevenir, manter ou recuperar a saúde física ou mental do paciente.
PRÓTESE DE SILICONEDedutível apenas se incluídas na fatura emitida pelo hospital.
MATERIAIS USADOS EM CIRURGIASMarcapassos, parafusos e placas (em cirurgias ortopédicas e odontológicas), colocação de lente intraocular em cirurgia de catarata, transfusões de sangue e medicamentos, desde que colocadaos na fatura emitida pelo hospital ou profissional de saúde.
ASSISTENTE SOCIAL, MASSAGISTA E ENFERMEIRODesde que sejam pagas por conta de internação do contribuinte ou seus dependentes e integrem a fatura emitida pelo hospital.
INSTRUÇÃO DE DEFICIENTES FÍSICOS E MENTAISDesde que a deficiência seja atestada em laudo médico e o pagamento tenha sido realizado a entidades destinadas a tratar de deficientes físicos ou mentais.
INTERNAÇÃO HOSPITALAR FEITA EM RESIDÊNCIADesde que o gasto faça parte da fatura emitida pelo hospital.
INTERNAÇÃO EM ESTABELECIMENTO GERIÁTRICODesde que o estabelecimento seja um hospital e tenha licença de funcionamento aprovada pelas autoridades competentes (municipais, estaduais e federais).
Podemos te ajudar, veja aqui

Ou nos escreva:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send this to a friend